Diretoria da ACCS toma posse
Gestão eleita em outubro assume oficialmente com foco em biosseguridade, mercado interno e expansão internacional do setor
- Categoria: SUINOCULTURA
- Publicação: 14/01/2026 09:54
- Autor: Ascom
A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) realizou, na última sexta-feira, dia 9, a posse oficial da diretoria eleita em assembleia geral no dia 10 de outubro do ano passado. O ato marcou o início formal do novo mandato da entidade e reafirmou a continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos anos em defesa da suinocultura catarinense.
Durante a cerimônia, o presidente reeleito, Losivanio Luiz de Lorenzi, destacou que a nova gestão mantém o compromisso com a representatividade do setor, aliando experiência e renovação. Segundo ele, alguns membros passaram por mudanças, a pedido, abrindo espaço para novas lideranças, sem perder o apoio e a contribuição daqueles que deixam os cargos diretivos. “A ACCS é construída de forma coletiva. Mesmo fora da diretoria, os produtores continuam participando, sugerindo e fortalecendo a entidade”, afirmou.
Losivanio ressaltou que os principais desafios do novo mandato estão ligados ao acompanhamento constante do mercado, tanto no cenário estadual e nacional quanto no internacional. Santa Catarina responde por mais de 50% das exportações brasileiras de carne suína e, em 2024, superou o Canadá, tornando-se o terceiro maior exportador mundial da proteína. Nesse contexto, o presidente reforçou a importância da atuação conjunta com indústrias e cooperativas, fundamentais para a comercialização da produção.
Outro ponto central abordado foi a manutenção do elevado status sanitário do rebanho catarinense. Para a ACCS, a biosseguridade e a sanidade animal são pilares estratégicos para a permanência e ampliação do acesso aos mercados internacionais, além de garantirem qualidade e segurança ao consumidor brasileiro. “É a sanidade que nos mantém competitivos e confiáveis no mundo”, destacou.
A nova diretoria assume com a missão de seguir inovando, acompanhando as transformações do setor, inclusive com o avanço de novas tecnologias e da inteligência artificial, sempre com foco na sustentabilidade da atividade, na qualidade de vida do suinocultor e na entrega de uma proteína segura e de alta qualidade à mesa do consumidor. O mandato tem duração de quatro anos.
Leia Mais
15/02/2026 19:56
Liga Catarinense realiza Congresso Técnico do estadual LCF 2026 com 49 equipes
15/02/2026 18:58
Resultados do Interiorano de Concórdia
14/02/2026 20:36
Santo Antônio vence Terra Vermelha pelo Interiorano Série A
Resultado deixa time de Santo Antônio na segunda colocação da Chave C
13/02/2026 20:42
Última rodada da primeira fase do Futebol Sete Feminino acontece neste domingo
Jogos no campo do no Campo do Índio
13/02/2026 10:50
Atleta que passou por Concórdia é convocada para Seleção Brasileira feminina.
Maiara Nihues jogou em Concórdia em 2018 e 2020