Notícias

Comissão de Educação da Câmara busca esclarecimentos e diálogo após fechamento de Cmei em Concórdia

  • Categoria: GERAL
  • Publicação: 21/01/2026 19:28
  • Autor: Daisy Trombetta
A Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Concórdia esteve reunida recentemente com a Secretaria Municipal de Educação para tratar de temas prioritários neste início de ano, com destaque para o fechamento do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dr. Zoé Silveira, localizado na região central do município.

Segundo a presidente da Comissão, vereadora Ingrid Fiorentin, assim que os vereadores tomaram conhecimento do fechamento da unidade, por meio dos meios de comunicação, foi solicitado imediatamente um encontro com a secretária de Educação para obter esclarecimentos oficiais. Conforme informado na reunião, a estrutura física do prédio encontra-se comprometida e não houve consenso entre o Município e a empresa proprietária do imóvel quanto à realização das melhorias necessárias para garantir a segurança de crianças e profissionais.

“A Prefeitura solicitou a doação do terreno para que pudesse investir na manutenção, adequação e pleno funcionamento do educandário, assegurando condições adequadas de segurança. No entanto, a empresa informou que não há intenção de realizar essa doação”, explicou Ingrid.

Diante da impossibilidade de intervenção estrutural no prédio, o Município optou pelo remanejamento das crianças e servidores para outras unidades da rede municipal. A vereadora ressaltou que o fechamento de um Cmei, especialmente em uma região central da cidade, representa uma perda significativa para a educação infantil.

“É preciso deixar muito claro que o fechamento de um Centro Municipal de Educação Infantil é sempre uma grande perda. A nossa Lei de Diretrizes e Bases garante que a educação infantil deve ser prioridade no município. Em pouco tempo, já tivemos o fechamento de outras unidades, o que nos preocupa enquanto Comissão e enquanto Legislativo”, afirmou.

Como encaminhamento, a Comissão de Educação informou que irá buscar diálogo direto com a empresa proprietária do imóvel, na tentativa de reverter a situação dentro das possibilidades legais e institucionais, defendendo a doação do terreno ao Município para garantir a continuidade do atendimento educacional no local.

Além do tema do Cmei Dr. Zoé Silveira, outros assuntos relacionados à educação municipal também foram tratados na reunião, conforme informações constantes em anexo, reforçando o acompanhamento permanente da Comissão sobre a rede de ensino e as políticas públicas educacionais em Concórdia.